ORQUESTRANÇA é um sistema que visa revolucionar o ensino de música no Brasil. Por meio da educação coletiva e multi-instrumental, esse sistema reúne o que há de melhor em didática, transformando o estudo individual em um grande compromisso social.
Passando por cada família dos instrumentos – percussão, metais, cordas, madeiras, além do coro – os alunos são convidados a vivenciar a prática musical de maneira coletiva e dinâmica, em uma prazerosa viagem com destino à integração na orquestra da escola, que, por sua vez, funciona como um verdadeiro patrimônio da instituição de ensino, podendo representá-la nos mais diversos eventos internos e externos.
O objetivo central da ORQUESTRANÇA é oferecer aos alunos o desenvolvimento pleno das habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais por meio do compromisso musical e da importância que cada um terá dentro desse grande projeto: a formação da orquestra e do coro escolar.
A ORQUESTRANÇA possui três fases distintas
O primeiro contato do aluno com o universo musical instrumental se dará por meio dos instrumentos de percussão sem altura definida. Neste módulo os alunos têm contato com o sistema rítmico, desenvolvem habilidades motoras básicas e vivenciam a experiência de tocar diversos instrumentos como: caixa clara, pandeiro, caxixi, surdo, cajón, guiro, chocalhos, triângulo e muitos outros. Este módulo tem duração de um ano
Familiarizados com o sistema rítmico, os alunos iniciam o processo de reconhecimento de alturas, ou seja, das notas musicais: (do, re, mi, fa, sol, la, si). Os instrumentos utilizados serão basicamente os teclados da família da percussão: xilofones, metalofones, boomwackers e glockenspiel. Neste módulo ocorre a associação entre o sistema rítmico e as notas, formando melodias e harmonias, conteúdo indispensável ao desenvolvimento da próxima fase. Este módulo também possui duração de um ano
Nesta etapa, o aluno escolherá, de acordo com a proporção orquestral, qual instrumento deseja praticar e se aprofundar. Este estudo pode ser instrumental e/ou vocal. Definida a área de interesse, os alunos terão além das aulas coletivas na área desejada, ensaios semanais com todos os instrumentos disponíveis para a formação da orquestra ou coro. A escola poderá usufruir plenamente do potencial da orquestra/coro nos eventos desejados. Este módulo não possui duração específica. Os alunos frequentam as aulas de instrumento e participam da orquestra durante todo o seu vínculo com o projeto.
Depois de cursar os módulos 1 e 2, os alunos podem escolher se aprofundar em um dos instrumentos abaixo:
Dois instrumentos da família dos metais serão apresentados aos alunos, o trompete e o trombone. Através deles, os alunos aprenderão como funciona a mecânica dos instrumentos do naipe de metais, a respiração e os tipos de embocadura.
Aqui, os alunos poderão optar pela flauta transversal ou pelo saxofone. Diferente da família dos metais, estes instrumentos possuem embocadura, mecânica e sonoridade completamente diferentes.
Os alunos terão contato com três instrumentos da família das cordas: violino, viola e violoncelo e desenvolverão a capacidade motora de dissociação de movimento uma vez que os dois braços e mãos terão diferentes funções.
O fornecimento e manutenção* de todos materiais utilizados no projeto, desde sua implantação até a formação da orquestra, serão de responsabilidade da ORQUESTRANÇA. Além disso, o aluno é estimulado a levar o instrumento para casa e assim poder estudar durante a semana!
Durante seu vínculo com o projeto, os alunos terão seus instrumentos garantidos!
*a ORQUESTRANÇA se responsabiliza pela manutenção periódica de todos os seus instrumentos. Caso ocorra alguma avaria por uso incorreto ou descuido do aluno, este será responsabilizado e arcará com o custo de manutenção devido.
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